terça-feira, 7 de outubro de 2008

Antidepressivos podem diminuir fertilidade masculina


«Da Redação
Em São Paulo
Antidepressivos podem causar problemas de fertilidade em homens ao danificar o DNA dos espermatozóides, de acordo com estudo publicado na revista "New Scientist".

A equipe do pesquisador Peter Schlegel, do Centro Médico Cornell em Nova York, deu doses de inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI, em inglês), o tipo mais comum de antidepressivos, a 35 homens que tinham esperma saudável, durante cinco semanas. Quatro semanas após o tratamento, a qualidade dos espermatozóides foi medida novamente.

Superficialmente, o esperma parecia saudável, com muito sêmen e espermatozóides, com forma e mobilidade normais. Mas, um exame de DNA mostrou que a porcentagem de DNA fragmentado nas células passou de 13,8 para 30,3 na média.

Níveis como esse de dano no DNA têm sido relacionados a problemas com a viabilidade dos embriões. Poucos embriões conseguem ser formados e, os que são, têm menos chances de conseguirem se fixar no útero materno.

Os resultados da pesquisa serão apresentados em novembro, em um encontro da Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva, em São Francisco, na Califórnia. »

Fonte:Ciência e saúde
Link:http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2008/09/24/ult4477u1004.jhtm

Sem comentários: