quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Bebês podem ir ao berçário a partir dos quatro meses, diz psicóloga


«ERIKA MORAIS
da Revista da Hora

Quando o fim das férias se aproxima, para muitas mães com crianças pequenas, o momento passa a ser de dúvida: "Será que já é hora de mandar meu filho pequeno para a escola?". Com esse questionamento, vêm outros, relacionados à melhor escola, ao período de adaptação da criança etc.

(...)

A má notícia, segundo especialistas, é que não há idade ideal. A hora certa vai depender da família e das suas necessidades e possibilidades econômicas.

"Até os quatro meses de vida, é fundamental que a criança fique com a mãe para ser amamentada. Se a mãe tiver condições de ficar em casa, até os seis meses seria o mais interessante. Depois disso, a criança já pode ir para a escola", afirma Maria Clotilde Barros Magaldi, psicóloga e diretora da Divisão de Creches da USP.

A boa notícia é que, para psicólogos, educadores e psicopedagogos com quem a Revista da Hora conversou, ir para a escola só traz benefícios à criança.

"A criança desenvolve capacidades psicomotoras e melhora seu potencial de concentração", afirma Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. "Se ela fica tempo demais em casa, pode ser que fique horas em frente à TV, o que não é muito saudável."

Em relação ao tempo que as crianças devem permanecer nas creches, a dica da pedagoga Edimara Lima é que seja meio período ou que os pais procurem uma escola com horários mais flexíveis. É importante que a criança também possa acompanhar a rotina da casa. "Fazer uma das refeições com a família, por exemplo, é o ideal."

Algumas têm mais dificuldade para se adaptar à escola. Para Edimara, na maioria dos casos, a grande culpada pelos choros dos filhos é a mãe. "Elas ficam com um sentimento de culpa e acabam passando essa tensão para as crianças, mesmo que inconscientemente."

A professora Márcia Xavier, mãe das gêmeas Helena e Marina, 2 anos, conta que somente depois de um mês os choros diminuíram. "A escola tem um papel fundamental quando permite a permanência da mãe na sala de aula nas primeiras semanas", afirma.

Maria Clotilde lembra que é importante que os pais preparem a criança. "Levar os filhos para conhecer a escola antes é bom para que eles criem um vínculo", diz. »

Fonte:Folha on line
Link:http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u427030.shtml

Sem comentários: