segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Exercício pode ajudar a diminuir depressão durante e após a gravidez


«Investigadores norte-americanos sugerem que as mulheres que praticam exercício e que são mais positivas, relativamente às alterações nas suas formas devido à gravidez, ficam menos deprimidas tanto durante como após a gravidez.

A principal investigadora, Danielle Symons Downs, da Universidade Estatal da Pennsylvania, e colegas avaliaram 230 mulheres na Pennsylvania durante a gravidez e o período pós-parto acerca dos seus sintomas de depressão, hábitos de exercício e sentimentos sobre o peso, aparência e outros aspectos da imagem corporal.

De acordo com Downs, o estudo corrobora os benefícios psicológicos do exercício para melhorar a imagem corporal e diminuir os sintomas depressivos. As descobertas foram publicadas na edição de Agosto da "Annals of Behavioral Medicine".

Como era esperado, e em conformidade com investigações anteriores, as mulheres que experimentaram sintomas depressivos no início da gravidez tenderam a relatar depressão numa fase mais avançada da gravidez e após o parto.

A novidade são as descobertas acerca do papel da imagem corporal e do comportamento perante o exercício em relação aos sintomas depressivos na gravidez e pós-parto. As mulheres que praticavam mais exercício físico antes da gravidez tiveram uma maior satisfação corporal durante o segundo e terceiro trimestres e menos sintomas depressivos no segundo trimestre.

Isabel Marques»

Fonte:Farmacia.com.pt
Link:http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=6113

Sem comentários: