terça-feira, 23 de setembro de 2008

O sono do bebê nos primeiros meses


«Nas primeiras semanas de vida do bebê é normal os pais não dormirem bem. O problema é quando chega o tão esperado 2º semestre e o bebê continua despertando e acordando a família 3,4,5 vezes os mais, noite após noite. Os pais se sentem impacientes, inseguros, frustrados, cansados, ouvem várias opiniões, pois todos têm uma receita infalível, mas que nunca funciona.

Um bom sono é fundamental para o aprendizado, para a atenção, para a independência, assim como para o crescimento corporal e cerebral. A criança cansada fica excitada, chora muito e sem motivo, fica de mau humor, com falta de atenção e acaba dependendo mais das pessoas que cuidam dela.

Ninguém nasce sabendo dormir bem, nós aprendemos. Algumas vezes de forma natural, outras é necessário que os pais ensinem. Cerca de 35% das crianças com menos de 5 anos têm problemas para ir para a cama, de acordar várias vezes durante a noite, de ter sono superficial e 98% dos casos de insônia infantil têm origem em um mau hábito adquirido. Portanto, desde cedo é preciso ensinar o bebê a dormir.

Desde o início, o bebê deve ser ajudado a diferenciar dia e noite. Durante o dia é necessário que o bebê durma no claro, que o movimento da casa seja normal, que ele amamente bem para não sentir tanta fome à noite e que, nos poucos momentos em que estiver acordado, a mãe dê atenção, converse e brinque para ele perceber a diferença de estar acordado. Já à noite é importante que a criança durma no escuro, que não haja barulho na casa, que use fraldas noturnas para evitar trocas, que o berço esteja quentinho e a temperatura do quarto agradável.

Fonte: Guia Kids BH»
Fonte:O Debate
Link:http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=9931&Itemid=137

Sem comentários: