sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Programa estimula bebês com Síndrome de Down desde cedo

Pode ser que esta iniciativa dê lugar a outras idênticas ...

«O programa de estímulo precoce para bebês com Síndrome de Down ou crianças com atraso global é realizado em Campo Grande pela Sociedade Educacional Juliano F. Varela como um projeto que visa integrar a criança à sociedade desenvolvendo suas limitações desde muito cedo, assim como assegurando suporte à família para que o trabalho para o desenvolvimento positivo da criança seja completo. É o que explica a diretora pedagógica da instituição, Cristiane da Silva Evangelista. "É um fator concreto que a criança com Síndrome de Down que é estimulada desde muito cedo tem um desenvolvimento melhor no futuro", explica.

O programa oferece atendimentos diversos, como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, atendimento psicológico para a família e assistência social. "O trabalho tem que ser intenso, com a participação da família. Por isso, oferecemos esse atendimento psicológico para a família. Com isso, vemos que se tornam pais mais sensíveis, mais aptos a aceitarem as limitações de seu filho", diz Cristiane.

Muitas vezes, as pessoas tendem a rejeitar seu filho que nasce portador da Síndrome de Down por despreparo psicológico para lidar com a situação, quando muitas vezes, com a colaboração da família e a intervenção certa, como o incentivo à estímulos precoces, aquela criança irá se desenvolver normalmente, e fazer muitas coisas que aparentemente suas limitações impediriam. "No programa, a família também terá apoio".

Ela explica que uma assistente social faz uma entrevista preliminar com os pais, ou mesmo visita pais que tenham sido indicados à instituição por meio de terceiros, para que seu bebê participe do programa. A importância para o próprio desenvolvimento da criança é óbvia, porque previne o aparecimento de problemas secundários, além de promover a autonomia da criança. "Os bebês geralmente nascem hipotônicos, com déficit nos primeiros anos de vida, por isso, esse estímulo é necessário de forma intensa". Famílias interessadas em conhecer o programa podem procurar a Sociedade Educacional Juliano F. Varela através dos telefones: 3026-8828 ou 8411-8828, ligando das 7h às 11h, ou no endereço da escola: avenida Noroeste, 6513. Vila Carvalho.

Fonte: unifolha»

Fonte:O Pantaneiro
Link:http://www.opantaneiro.com.br/noticias/online.asp?id=76090

Sem comentários: