sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Reino Unido quer técnicas de reprodução assistida a usarem apenas um embrião - Para reduzir gravidezes múltiplas


«Reuters


As clínicas de fertilidade britânicas estão a ser aconselhadas a transferir apenas um embrião em técnicas de reprodução medicamente assistida aplicadas a mulheres com menos de 37 anos. A recomendação tem como objectivo reduzir o número de gravidezes múltiplas, mais elevado no reino Unido do que nos restantes países europeus.

Segundo o objectivo traçado pela Autoridade Britânica de Embriologia e Fertilização Humana, a medicina de reprodução britânica tem três anos para reduzir de 24 para 10 por cento as gravidezes múltiplas, dado, segundo a mesma autoridade, estas implicarem maiores riscos para a saúde da mulher e do bebé, causando mais nascimentos prematuros, mais abortos espontâneos e mais problemas de saúde ao longo da vida das crianças.

“Temos trabalhado para descobrir uma maneira de identificar as mulheres com maior probabilidade de ter uma gravidez múltipla”, disse Tony Rutherford, investigador na área da reprodução humana no Hospital Universitário de Leeds.

Desde 1978, quando a 25 de Julho nasceu Louise Brown, o primeiro bebé-proveta do mundo, já nasceram por técnicas de reprodução medicamente assistida 3,5 milhões de crianças. E o número tem tendência a aumentar uma vez que as mulheres protelam cada vez mais a decisão de ter o primeiro filho.

Esta polémica no Reino Unido vem depois de outros países europeus, como a Bélgica, já terem decidido que as técnicas devem apenas usar um embrião precisamente para reduzir as gravidezes múltiplas.

No Reino Unido, dos 11262 bebés nascidos em 2007 através de técnicas de reprodução assistida, 4 mil eram gémeos. E segundo os dados recolhidos 87 por cento das gravidezes múltiplas ocorreram em mulheres com menos de 37 anos.

Em Portugal, a lei que regula a reprodução medicamente assistida deixa ao critério do especialista, mediante o caso concreto, o número de embriões a transferir para o útero da mulher.»

Fonte:Público
Link:http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1341384

Sem comentários: