quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Aleitamento materno com “unhas e dentes”


«"Evoluir para a excelência no apoio materno", assim se intitula a campanha de promoção para a amamentação do recém-nascido que está a ser realizada por um grupo do Hospital Central do Funchal e que decorre esta semana. Na quinta e na sexta-feira, dias 9 e 10 de Outubro, a grávidas e mães daquela unidade hospitalar assim como a população em geral vão ser sensibilizadas para o problema.


O Hospital Central do Funchal (HCF) está a realizar a sua primeira semana nacional da amamentação, a qual decorre, desde ontem e até ao dia 10 de Outubro. Os dias com mais actividades são, no entanto, nas próximas quinta e sexta-feira.
"Evoluir para a excelência no apoio materno", assim se intitula esta iniciativa que, segundo a enfermeira Elisa Castro, tem como objectivo o de difundir não só os benefícios do aleitamento, mas também a importância do apoio da família, da comunidade, das entidades empregadoras e do Governo para o bem-estar da mãe da criança.
Elisa Castro é um dos nove elementos do grupo promotor do aleitamento materno do Hospital Central do Funchal. Nele, entarão especialistas da Unidade de Cuidados Intensivos Neo-natais, do serviço de Puérperas e do Serviço de Pediatria.
Este grupo vai estar, na quinta e na sexta-feira, dias 9 e 10, no hall do Hospital Central do Funchal, onde fará a entrega de informação em suporte papel, a oferta de pequenas lembranças a mães e a exposição de objectos de apoio à amamentação.
Elisa Castro e Rosa Gouveia, que aceitaram falar ao JM sobre esta iniciativa, asseguram que há cada vez mais mães dispostas a amamentar os seus filhos. Ainda assim, conforme adiantaram, ainda há muitas que alegam questões profissionais ou questões físicas (como o mamilo raso) para não amamentarem as suas crianças.
Elisa Castro lembra que, dados os meios existentes, no sentido de ajudar todas as mães a amamentarem as suas crianças, «só não o faz quem não quer».
Na informação que este grupo promotor do aleitamento vai fornecer nos contactos com as mães do HCF e público em geral, vai ser destacado o facto de ser importante que seja colocado o recém-nascido ao peito da mãe logo na primeira meia hora de vida.


Como "amigo do bebé"
HCF quer acreditação

O Hospital Central do Funchal quer receber a acreditação de "Hospital Amigo dos Bebés". Como tal, tudo tem vindo a fazer no sentido de cumprir a política de promoção de aleitamento materno.
Assim, e conforme nos dizem Elisa Castro e Rosa Gouveia, aquele estabelecimento hospitarl está a realizar formação no sentido de fazer com que os profissionais incentivem as mães a amamentarem as suas crianças. Por outro lado, mesmo que a mãe esteja separada do seu bebé por quaisquer razões, o aleitamento continua a ser estimulado, excepto se houver outra indicação da parte do médico. A unidade hospitalar realiza ainda iniciativas que vão no sentido de encorajar as mães para continuarem a amamentação pelo menos durante os primeiros seis meses de vida da criança.
O Hospital Central do Funchal distribuiu ainda um guia de acolhimento. Por tudo isto, aquela unidade hospitalar espera vir a ser acreditada como Hospital Amigo do Bebé e vir a juntar-se a pelo menos outras duas já existentes.»

Fonte:Jornal da Madeira
Link:http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=106365&sdata=2008-10-07

Sem comentários: