segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Duas novas creches vão abrir no concelho de Rio Maior


«O Concelho de Rio Maior vai brevemente passar a dispor de mais duas creches infantis, uma na cidade, no Bairro da Chainça, e outra na freguesia de Malaqueijo.

A implementação destas creches é prioritária para o alargamento da rede de equipamentos sociais, com o fim de responder às necessidades de muitas famílias residentes no concelho. Pretende-se criar uma alternativa para a guarda das crianças, garantindo o seu bem-estar e o desenvolvimento integral num clima de segurança afectiva e física.

A construção da creche no Bairro da Chainça tem como objectivo atrair a população mais jovem a estabelecer a sua residência no concelho. Relativamente à creche a implementar em Malaqueijo, o facto da sua localização geográfica beneficiar de um nó da auto-estrada A-15 e de ter como freguesias limítrofes, Azambujeira, São João da Ribeira e Arruda dos Pisões, a sua instalação acabará por abranger uma significativa área populacional.

As candidaturas foram recentemente aprovadas no âmbito Programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, ao qual apenas se podem candidatar instituições particulares de solidariedade social (IPSS). O Centro Social e Paroquial de São João Baptista (com sede em São João da Ribeira), sendo uma instituição com intervenção social de comprovado interesse comunitário na área geográfica do Concelho de Rio Maior e possuindo o estatuto de IPSS, assumiu desde início disponibilidade para a apresentação das referidas candidaturas.

O investimento destes projectos é constituído por financiamento público no âmbito do Programa Pares e por financiamento suportado entre a Câmara Municipal e a entidade promotora, designadamente através de parcerias estabelecidas entre as instituições. A elaboração das candidaturas contou com o apoio técnico da autarquia riomaiorense, acrescentando-se ainda que os terrenos também foram cedidos pelo município.

As duas creches serão idênticas, ambas com capacidade para 33 crianças com idades entre os 3 meses e os 3 anos, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais. Os edifícios compreendem os seguintes espaços: átrio, berçário, zona de higienização, salas de actividades e de refeições, instalações sanitárias, cozinha e anexos, gabinetes, outros espaços de apoio e de ar livre.

O funcionamento destas estruturas sociais estará a cargo de recursos humanos como educadoras de infância, ajudantes de acção educativa, cozinheiras e auxiliares.

Os concursos para concretização das empreitadas já foram lançados, estando-se actualmente numa fase de análise de propostas.

Ana Elisa Sousa»

Fonte: Gazeta das Caldas
Link:http://www.gazetacaldas.com/Desenvol.asp?NID=23360

Sem comentários: