terça-feira, 28 de outubro de 2008

Infertilidade secundária pode aparecer depois do primeiro bebê


«Muitos casais que já tiveram filho enfrentam problemas para ter um segundo bebê
Da Redação

Ter engravidado naturalmente uma vez, com facilidade, não é garantia de que o mesmo acontecerá uma segunda vez.

“São comuns os casos de infertilidade secundária, quando um casal não consegue engravidar ou levar uma gravidez até o final, após já terem tido um filho. Esse tipo de infertilidade é tão comum quanto a infertilidade primária, sem ocorrência de gravidez anterior”, afirma o ginecologista especializado em Reprodução Humana Joji Ueno, diretor da Clínica Gera, em São Paulo.

Segundo Ueno, os mesmos fatores que causam a infertilidade primária podem causar a secundária: bloqueio de trompas, endometriose, problemas de ovulação, pouca quantidade ou falta de mobilidade dos espermatozóides, varicocele, entre muitos outros motivos.

Com o passar do tempo, as condições de saúde do casal podem se alterar. “Seja qual for a causa da infertilidade secundária, ela se desenvolveu ou se agravou, após a primeira gestação. Para ter o segundo filho, o casal precisa passar pela avaliação de um especialista em fertilidade”, recomenda o médico.

Ser incapaz de ter um segundo filho pode gerar um estresse enorme para o casal. Muitos acreditam que por terem tido uma primeira gravidez bem sucedida poderão ter outras iguais. Mas isto nem sempre é verdade.

“O importante neste processo é saber o momento adequado de buscar auxílio médico e psicológico”, afirma a psicóloga Luciana Leis, da Clínica Gera, especializada no tratamento de casais que enfrentam problemas de fertilidade.

A infertilidade secundária é definida como a inabilidade de conceber um bebê ou seguir com a gravidez até o fim, após o nascimento de um ou mais bebês. “É uma condição clínica comum”, informa Ueno.

Entre as causas da infertilidade secundária que atinge as mulheres estão desordens ovulatórias, menopausa precoce, aderências pélvicas, inflamação ou infecção, danos ou bloqueios nas tubas uterinas, pólipos, fibroses uterinas e endometriose.

“O risco de abortos espontâneos também aumenta com a idade: a taxa de aborto natural está em torno de 10% para mulheres nos seus 20 anos, 20% para mulheres com idade entre 35 e 39 anos, e cerca de 50% para mulheres com idade entre 40 e 44 anos”, alerta o médico.

Nos homens, as causas principais incluem baixa contagem espermática, motilidade deficiente dos espermatozóides, problemas ejaculatórios ou mesmo a qualidade do esperma.»

Fonte:Abril
Link:http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/infertilidade-secundaria-pode-aparecer-depois-primeiro-bebe-393610.shtml

1 comentário:

Luciana Leis disse...

Para todos os que se interessam por textos de fertilidade/infertilidade, convido a conhecerem o meu blog:http://compartilhandovivencias.blogspot.com

Abraço,

Luciana Leis