quinta-feira, 16 de outubro de 2008

LEITE MATERNO DEVE SER ALIMENTO ÚNICO ATÉ OS SEIS MESES


«O leite materno é o melhor alimento para o bebê. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que os bebês recebam o leite ma­terno até, pelo menos, dois anos de idade e ele deve ser o único alimento até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida.

A Pesquisa Nacional de Demo­grafia e Saúde (PNDS), divulga­da no início de julho de 2008, re­velou que 43% das crianças são amamentadas na primeira hora de vida no Brasil, 99% são ama­mentadas no primeiro dia de vida e 40% das crianças menores de seis meses recebem exclusiva­mente o aleitamento materno.

Especialistas alertam que o ideal é que os bebês, logo após o nasci­mento, sejam colocados em con­tato com a mãe o quanto antes, sem o mínimo de intervenções.

Atos como pesar e medir de­vem ser feitos depois. Mama­deiras e chupetas devem ser evitadas por oferecer risco de contaminação do leite e tam­bém por desestimular o corpo da mãe a produzir mais leite.

O aleitamento na primeira hora de vida é extremamente impor­tante. O colostro (leite ainda em formação, mas rico em anticor­pos) é responsável pela imu­nização da criança e aumenta a capacidade de proteção con­tra infecções, principal causa da mortalidade de recém-nascidos.

Depois disso, a primeira mama­da também estimula a produção do leite materno e agiliza a li­beração do hormônio ocitocina, que induz as contrações do útero e evita hemorragias pós-parto.»
Fonte:Folhaes
Link:http://www.folhaes.com.br/folhaes/noticias.asp?nID=14818

Sem comentários: