quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Nasceu bebé geneticamente seleccionado para salvar irmão


«Os médicos utilizaram uma técnica que permite certificar a saúde do embrião antes de o transferir para o útero materno

Nasceu em Espanha o primeiro bebé geneticamente seleccionado para curar o irmão que sofre de uma anemia muito grave – Beta Talassemia Maior. Javier, assim se chama o recém-nascido, é a última esperança para a cura de Andrés, de 6 anos.

Andrés sofre da mais grave forma de anemia congénita e a sua vida tem estado dependente, até agora, de constantes transfusões de sangue que originam a acumulação de ferro no coração. Uma situação que, na maioria dos casos, leva à morte.

Para tratar a Beta Talassemia Maior é necessário realizar um transplante de medula com elevados níveis de compatibilidade.

Durante o nascimento do bebé os médicos envolvidos no procedimento recolheram o sangue do cordão umbilical para nas próximas semanas realizar o transplante de medula óssea.

As probabilidades de tratamento do jovem Andrés são elevadas.

Onde entra a necessidade de modificação genética?

Uma vez que se trata de uma doença hereditária, era necessário ter a certeza que o bebé que ia nascer não sofria do mesmo problema.

Depois de aprovado pela Comissão Nacional de Reprodução Assistida espanhola, os médicos utilizaram uma técnica que permite certificar a saúde do embrião antes de o transferir para o útero materno.

O método não só permitiu a concepção de um bebé sem a enfermidade como também um dador totalmente compatível com o doente.

Trata-se do primeiro caso realizado integralmente em Espanha.

Tanto os médicos como os pais estão esperançados que a segunda parte do processo vai correr bem e que Andrés vai superar este momento.

Alexandre Brito, RTP»

Fonte: RTP
Link:http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=367983&visual=26&tema=2

Sem comentários: