segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Partos com água já em Novembro - Hospital de São Bernardo


«Segundo dados científicos a imersão na água durante o trabalho de parto reduz de forma significativa a percepção da dor.

A Maternidade do Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital São Bernardo vai dispor já a partir de Novembro de parto natural, incluindo a possibilidade das parturientes poderem escolher, a opção da imersão na água, durante o trabalho de parto.

O objectivo é oferecer às parturientes, que o desejem, uma experiência gratificante e diferente promotora de um parto natural.

A equipa multidisciplinar da Urgência Ginecológica e Obstétrica/Bloco de Partos, atenta à necessidade de humanização dos cuidados e inserido no processo de melhoria da qualidade dos cuidados, pretende com este projecto “implementar um modelo assistencial que favoreça/permita o atendimento das necessidades e expectativas das utentes e o respeito pelos seus direitos”, nomeadamente a promoção do parto normal, recuperar a posição central da mulher no processo de nascimento e diminuir a instrumentalização e mediatização do parto.

Segundo os enfermeiros Especialistas de Saúde Materna e Obstetrícia do Hospital de São Bernardo “o parto natural não é uma moda, mas sim um direito das mulheres, que lhes trás benefícios a todos os níveis, desde a experiência pessoal à própria experiência do próprio parto”. E adiantam que “a imersão na água, durante o trabalho de parto é um tipo de parto natural que surgiu na década de sessenta na Europa e nos Estados Unidos da América, com excelentes resultados no alivio da dor em mulheres saudáveis com gravidez de baixo risco”.

Os benefícios da imersão na água durante o trabalho de parto, são relevantes, nomeadamente, “os seus efeitos relaxantes que reduz a dor provocada pelas contracções uterinas e descontrai a musculatura do períneo”. Além disso “diminuiu a necessidade de analgesia farmacológica, proporciona um trabalho de parto mais curto” e “proporciona uma experiência muito gratificante para a mulher”.

Para estes profissionais “a evidência científica refere que a imersão na água durante o trabalho de parto, reduz de forma significativa a percepção da dor, assim como a necessidade de recurso a analgesia epidural. Não sendo referidos efeitos adversos na duração do trabalho de parto. E no aumento de partos cirúrgicos e resultados neonatais”.

Os enfermeiros Especialistas de saúde Materna e Obstetrícia., tem responsabilidades na promoção do parto normal, são os responsáveis pela implementação no Serviço Urgência Ginecológica e Obstétrica/Bloco de Partos deste projecto inovador.

Todas as grávidas com idade gestacional superior a 37 semanas, em fase activa de trabalho de parto, com gravidez de baixo risco, podem desde logo escolher esta opção de trabalho de parto.»

Fonte:O Setubalense
Link:http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=239&id=8717&idSeccao=1982&Action=noticia

Sem comentários: