quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Saúde: Hospital do Barlavento Algarvio certificado como "Amigos dos Bebés"


«O Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão, recebeu ontem das mãos da ministra da Saúde, Ana Jorge, o certificado de “Hospital Amigos dos Bebés”, uma distinção da UNICEF já atribuída ao Hospital Garcia d´Orta e Maternidade Bissaya Barreto.
“Já temos três hospitais 'Amigos dos Bebés', mas precisamos continuar este trabalho de promoção do aleitamento materno em Portugal”, afirmou a ministra da Saúde na Conferência da UNICEF/Comissão Nacional da Iniciativa dos Hospitais Amigos dos Bebés, que assinala a “Semana do Aleitamento Materno”, com o tema “Apoio às Mães no Sucesso da Amamentação”.


Para Ana Jorge, seria “excelente” que todos os hospitais onde “há e nascem crianças” fossem “Amigos dos Bebés”, o que significava que “todos eles desenvolveriam uma política de promoção de aleitamento materno”. “Esse é o grande objectivo, como acontece nos países que são grandes indicadores de saúde, como a Suécia e a Noruega - países de primeiro mundo - em que a percentagem de hospitais 'Amigos dos Bebés' é grande”, afirmou Ana Jorge à agência Lusa, à margem do congresso. O presidente da UNICEF Portugal, Manuel Pina, adiantou que a tarefa de certificar os hospitais Amigos dos Bebés está agora mais facilitada, porque já existe uma “carteira de avaliadores nacionais” e já não é preciso recorrer a especialistas internacionais. "Até agora, ao segundo HAB [Maternidade Bissaya Barreto], nós tivemos de recorrer a uma técnica internacional de reconhecimento.

Neste momento já há uma carteira de formadores e vai ser relativamente mais fácil e menos dispendioso fazer a certificação”, sustentou. O certificado "Hospital Amigo dos Bebés (HAB)" foi criado no início da década de 90 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Para o receberem, os hospitais têm de cumprir 10 medidas, nomeadamente ter uma política de promoção de aleitamento materno e dar formação à equipa. A Comissão Nacional da Iniciativa dos Hospitais Amigos dos Bebés quer estender a iniciativa “Amigos dos Bebés” aos centros de saúde e universidades. “Queremos sensibilizar as autoridades de saúde a dar-nos todos os apoios possíveis”, sublinhou o presidente da UNICEF, lembrando as “vantagens económicas do aleitamento”. A enfermeira Teresa Félix, da Comissão Nacional, acrescentou que faz “todo o sentido” os centros de saúde e as universidades ligadas à saúde estarem envolvidos nesta dinâmica, como acontece noutros países, para um melhor apoio e acompanhamento das mulheres grávidas.

Presente no congresso, o presidente do conselho directivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Rui Lourenço, sublinhou que existem conselheiros de aleitamento materno e “cantinhos de amamentação” em dez centros de saúde e nos dois hospitais da região. A ARS/Norte também tem apostado na promoção do aleitamento materno, tendo desde Abril de 2007 iniciado a formação de profissionais nesta área, abrangendo já cerca de 250 especialistas, entre os quais médicos e enfermeiros, segundo a médica Maria Constantina Silva.


Para promover o aleitamento materno foi lançada uma campanha global destinada a informar e incentivar ao apoio da comunidade ao aleitamento materno. Um site na Internet (www.cantinhodaamamentacao.com ) e um fórum de discussão são alguns dos suportes disponíveis para informar e criar “uma comunidade de verdadeiros apoiantes da amamentação”.

A enfermeira Marília Pereira, especialista em Saúde Materna e Obstetrícia e consultora de aleitamento materno, disse que “para que a amamentação seja bem sucedida e duradoura é necessário que a família, os profissionais de saúde e a comunidade apoiem a mãe que amamenta, protejam e promovam o aleitamento materno”. “O aleitamento materno é o único alimento completo e ideal para o bebé até ao sexto mês de vida”, sublinhou a enfermeira.»

Fonte:Jornal do Algarve
Link:http://www.jornaldoalgarve.pt/artigos.aspx?id=8673

Sem comentários: