quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sócrates justifica OE com ajuda às famílias


«Preocupação central do documento foi proteger as famílias e as empresas, justificou o primeiro-ministro
(...)

LUÍS GARCIA

O primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, defendeu este sábado que o Orçamento de Estado para 2009 "protege as famílias e as empresas" e só é possível porque o Governo, nos últimos três anos, pôs "as contas públicas em ordem".

As medidas sociais foram um dos eixos do discurso de Sócrates, que apresentou as linhas principais do OE aos militantes do PS da Federação da Área Urbana de Lisboa, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, no Parque da Cidade de Loures.

O primeiro-ministro destacou a criação do abono pré-natal, que deverá beneficiar "mais de cem mil mulheres grávidas" e o aumento do abono de família em mais de 25%. "Neste orçamento, temos a nova medida de alargar o 13º mês a todos os escalões do abono de família, para dar um sinal de apoio às famílias", sublinhou José Sócrates.

Entre as medidas que, no entender do secretário-geral do PS, configuram "uma nova geração de políticas sociais", está a consolidação do complemento solidário para idosos. "O nosso objectivo é que todos os idosos com rendimento abaixo dos 400 euros recebam um complemento que lhes permita viver com dignidade", afirmou o chefe do Governo, que considera que esse valor representa o "limiar da pobreza".

O primeiro-ministro realçou ainda a reforço dos apoios na acção social escolar, como a criação do passe para alunos dos 4 aos 18 anos com 50% de desconto.

(...)»

Fonte: JN
Link:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1031102


Sem comentários: