quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Sexo com hora marcada facilita a gravidez?


« Conheça verdades e mentiras sobre a hora de tentar engravidar

Quando a professora Caroline Souza, de 31 anos, resolveu que queria ter filhos, encarou a decisão como um verdadeiro projeto. Mudou a alimentação, fez todos os exames possíveis, marcou no calendário os dias em que estaria ovulando e avisou ao Pedro, seu marido, que nas datas com uma estrelinha ele não poderia ficar até tarde no trabalho ou participar do futebol com os amigos.

– Olhando para trás, vejo que fiquei um pouco paranóica. Mas é que eu só pensava em ter um bebê e, como não tinha nada de errado com a minha saúde, não agüentava ver que os dias estavam passando e eu não tinha engravidado ainda. Não cheguei a marcar horas para transar, mas ficava pedindo mil conselhos às amigas grávidas e provoquei umas briguinhas com o Pedro porque ele começou a dizer que quando a gente quer muito uma coisa, ela não acontece – diz Caroline. Felizmente, a espera do casal durou pouco. Oito meses depois da decisão de criar uma família, ela ficou grávida de Arthur, hoje com dois anos.

Para a médica Maria Cecília Erthal, especialista em fertilidade da Rede D'Or, a história da professora é comum, mas só serve para aumentar o estresse e a ansiedade do casal. Sexo com hora marcada, afirma a médica, é uma das muitas idéias antigas que não se justificam mais nos dias de hoje.

– Se o homem e a mulher estão com a saúde em dia, o ideal é relaxar e conduzir a vida sexual normalmente. Quase 80% dos casais saudáveis engravidam em um período de um ano. O sexo com hora marcada só funciona para mulheres que estão acompanhando a ovulação com ultra-sonografia – explica a especialista.

Ela lembra que truques como o de usar almofadas para levantar o quadril, manter as pernas elevadas ou ficar deitada durante um tempo após o fim da relação são apenas mitos sem muito fundamento. Embora alguns médicos digam que certas posições ajudem na concepção – como a papai-mamãe e a de quatro, nas quais o pênis chega mais perto do colo do útero – não há nada cientificamente comprovado. Apesar do folclore, posições como a da mulher por cima ou do casal sentado também não parecem ter influência. Um espermatozóide saudável, afirmam os médicos, demora menos de dois minutos para chegar às trompas.

– A única dica que é verdadeira é a de não fazer sexo todos os dias. A ejaculação freqüente dilui a quantidade de espermatozóides no sêmen e realmente diminui as chances do homem engravidar sua parceira – diz Maria Cecília.

Uma dica do ginecologista Luiz Carlos Dale para aumentar as chances de fecundação é manter relações sexuais em dias alternados todos os meses. Como o espermatozóide sobrevive cerca de 80 horas dentro do útero, sexo a cada dois dias aumenta a probabilidade do espermatozóide alcançar o óvulo. Conheça os testes que indicam o período fértil da mulher

Sem estresse

Se o casal está saudável, a principal forma de aumentar as chances de engravidar é diminuir o estresse, já que a ansiedade pode desequilibrar certas funções hormonais. Manter uma rotina de exercícios, dormir bem e adotar atividades que aumentem o bem-estar, como a ioga, a acupuntura e as massagens relaxantes, também são indicados. Uma dieta com poucos produtos industrializados e que privilegie pratos com laticínios integrais, verduras ricas em ácido fólico e alimentos ricos em ácidos graxos (salmão, atum, sardinha e frutas oleaginosas) pode ser benéfica.

– Normalmente, uma mulher que parou de usar anticoncepcionais demora no mínimo de três a seis meses para engravidar. Quem tem menos de 30 anos pode tentar até um ano sem se preocupar. Já quem tem mais de 30 deve procurar um especialista para ver se está tudo certo com seu corpo – resume a médica da Rede D'Or.

AGÊNCIA O GLOBO»

Fonte:Clicrbs
Link:http://www.clicrbs.com.br/especial/jsp/default.jspx?uf=1&local=1&espid=90&action=noticias&id=2239563

Sem comentários: