segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Amamentação pode estar relacionada com menor risco de obesidade


«Investigadores norte-americanos sugerem que existem razões comportamentais que explicam por que motivo a amamentação pode ajudar as crianças a evitar a obesidade mais tarde na vida.

Katherine F. Isselmann, do Departamento de Saúde Pública da Universidade Temple, em Filadélfia, comparou os hábitos das mães que amamentavam os seus filhos e das mães que davam biberão aos bebés. A investigadora também analisou os hábitos alimentares dos filhos em idade pré-escolar.

Numa investigação preliminar apresentada no encontro anual da Associação Americana de Saúde Pública, os investigadores questionaram mais de 120 mães para saber se estas amamentaram os seus filhos ou se deram biberão, utilizando leite materno bombeado ou fórmula.

Os investigadores descobriram que as crianças que tinham sido amamentadas conseguiam determinar mais facilmente quando estavam cheias, enquanto que as crianças alimentadas com leite materno através de biberão tinham menos probabilidade de responder à sensação de estarem cheias na altura da idade pré-escolar. As crianças que respondiam menos à sensação de estarem cheias tinham um maior Índice de Massa Corporal (IMC).

De acordo com a investigadora, as mães que dão biberão frequentemente focam-se numa determinada quantidade de centilitros por dia ou num horário estabelecido para os bebés comerem. Isto pode levar as mães a confiar mais no biberão do que nas dicas que os bebés dão, tanto quando já estão cheios, como quando ainda têm fome.

Isabel Marques»

Fonte:Farmacia.com.pt
Link:http://www.farmacia.com.pt/index.php?name=News&file=article&sid=6327

Sem comentários: