terça-feira, 25 de novembro de 2008

Diabete gestacional pode afetar desenvolvimento da linguagem no bebê


«Estudo foi publicado na revista científica "Pediatrics".
Educação pode equilibrar risco produzido pela doença.

Nicholas Bakalar Do 'New York Times'

O diabetes gestacional – um quadro que se desenvolve quando as mulheres não conseguem produzir insulina durante a gravidez – tem sido relacionado a uma variedade de problemas nas crianças, incluindo um risco maior de obesidade e diabetes. Agora, um estudo revela que essas crianças têm duas vezes mais chances de ter retardos no desenvolvimento da linguagem, em comparação a outras crianças.

A análise, que aparece na edição de novembro do "Pediatrics", comparou 221 crianças de mães diabéticas com 2.612 crianças de mães não-diabéticas. Após controlar fatores como a idade da mãe, nível de instrução, tabagismo, saúde do bebê no nascimento e outros fatores, os pesquisadores descobriram que das crianças que foram mal em pelo menos dois testes de linguagem entre 18 meses e 7 anos, 26% tinham mães diabéticas. Em todas as idades, concluíram os cientistas, a diabetes gestacional é associada a um déficit nas habilidades lingüísticas, e a associação é ainda mais forte do que com qualquer outro fator, com exceção do nível de instrução da mãe.

"É surpreendente descobrir que a diabetes gestacional é um fator determinante tão atuante no desenvolvimento da linguagem", disse Ginette Dianne, autora responsável pelo estudo e professora de psicologia da Universidade Laval em Quebec, "mas o retardo não é inevitável. Também descobrimos que o estímulo à linguagem oferecido à criança pode balancear um pouco do risco. Essa é uma das questões que estamos testando agora."»

Fonte:G1
Link:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL866931-5603,00-DIABETE+GESTACIONAL+PODE+AFETAR+DESENVOLVIMENTO+DA+LINGUAGEM+NO+BEBE.html

1 comentário:

Unknown disse...

Tens desafio no meu blog... com resposta nos comentários ao post!