sexta-feira, 21 de novembro de 2008

IDADE E FERTILIDADE


«Estudos recentes na Europa e Estados Unidos têm mostrado que o número de mulheres que tentam engravidar após os 35 anos têm aumentado nos últimos 20 anos.

O uso extensivo de métodos contraceptivos e a popularidade crescente das técnicas de reprodução assistida têm dado à mulher a impressão de que a fertilidade feminina pode ser manipulada em qualquer estágio da vida. Embora isto seja verdade em termos de controle de gestações não desejadas, acreditar que a fertilidade pode ser obtida no tempo mais conveniente para a mulher pode ser enganoso e pode resultar em subfertilidade futura.

Por quê?

Porque o que os dados nos mostram é que a fertilidade começa a diminuir já na metade da terceira década de vida. Além disto, a gestação em mulheres com idade acima de 38 anos têm risco aumentado de abortamento, trabalho de parto prematuro e desordens cromossômicas, como Síndrome de Down.

É claro que muitas mulheres com idade acima de 38 anos vão engravidar espontaneamente, mas várias necessitarão de tratamento. Como não há como saber quem terá dificuldade ou não para engravidar, a informação acerca dos risco da gestação em idade mais avançada deve ser oferecida a todas as mulheres.

Embora o postergar da maternidade seja comum nos tempos atuais, é importante que todas as mulheres saibam que esta decisão pode ter um impacto potencial sobre a sua saúde, a saúde do seu bebê e a possibilidade da subfertilidade ligada à idade. Somente com informação correta e qualificada é que as melhores decisões acerca do momento ideal para engravidar poderão ser tomadas.

Postado por Isabel de Almeida - Porto Alegre às 19h25»

Fonte:Clicrbs

Link:http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=117973&blog=382&coldir=1&topo=3994.dwt

Sem comentários: