terça-feira, 25 de novembro de 2008

Incentivos à natalidade chegam ao Litoral


«Depois dos concelhos do interior, os incentivos à natalidade chegaram agora aos municípios do Litoral. A Câmara da Nazaré vai promover, a partir de Janeiro, apoios aos casais da região que queiram ter filhos.

A partir de Janeiro por cada filho nascido, os casais recenseados na Nazaré podem receber entre 100 e 500 euros.

Esta foi a proposta apresentada pelo vereador independente, António Trindade, que foi aprovada por unanimidade na autarquia, com o objectivo de combater uma situação considerada preocupante.

«É notório que temos perdido nos últimos dez anos cerca de mil habitantes e isso é uma preocupação. Enquanto em 2006 houve cerca de 130 nascimentos, em 2007 reduziu para 124 e em 2008 em meados de Outubro registamos 74», refere o vereador.

A Nazaré está a perder população desde 1981, a pesca está a acabar e o turismo, que atrai no Verão 100 mil visitantes, é sazonal.

Sem emprego os jovens emigram ou partem para cidades com mais oportunidade.

«A juventude não vai para o mar e a que já tem alguma formação sai toda da Nazaré», justifica António Trindade.

Ainda assim, um estudo recentemente feito pela Universidade da Beira Interior indicava que a Nazaré está na lista dos trinta municípios com maior qualidade do país.

A Nazaré e Caminha tornam-se, assim, nos primeiros municípios do Litoral a aprovar incentivos à natalidade, como forma de contrariar a perda de população.»

Fonte:TSF

Link:http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1046566

Sem comentários: