sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Pesquisa britânica vê impacto de cafeína na gravidez


«Estudo foi conduzido pela Universidade de Leicester.
Achado contradiz pesquisa brasileira publicada há seis anos.

Luis Fernando Correia Especial para o G1

Uma pesquisa britânica mostra relação entre consumo de cafeína durante a gravidez e diminuição do crescimento do feto. Pesquisa brasileira anterior teve achados diferentes.
(...)

Um grupo de cientistas da Universidade de Leicester, na Inglaterra, estudou mais de 2.600 gestações em busca de evidências.

O consumo de cafeína durante a gestação é uma questão polêmica e pesquisas científicas encontram resultados diversos.

A cafeína é encontrada em vários produtos e, dentre as substâncias potencialmente lesivas aos fetos humanos, é a mais consumida.

Os pesquisadores ingleses determinaram o consumo de cafeína no último mês antes da gestação e durante toda a gravidez. As dosagens foram obtidas por relatórios de consumo e através de testes bioquímicos.


Segundo os britânicos o consumo de cafeína está diretamente relacionado ao risco de restrição ao crescimento do bebê dentro do útero. O risco aumentava de acordo com o consumo.

As mulheres que consumiam mais de 300 mg por dia de cafeína (o equivalente a 3 xícaras medias de café) tinham 50% mais risco de ter o crescimento de seu bebê comprometido.

A principal fonte de cafeína no estudo (62% dos casos) foi através do chá (afinal a pesquisa foi feita na Inglaterra). Outras fontes foram os refrigerantes tipo cola, chocolate e outros refrigerantes.

Por outro lado uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo não conseguiu identificar efeito semelhante em trabalho publicado há seis anos.

De qualquer forma, como com qualquer outro produto, o consumo de cafeína durante a gestação deve ser minimizado para prevenir impactos sobre o organismo em formação.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN »

Fonte:G1
Link:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL848504-5603,00-PESQUISA+BRITANICA+VE+IMPACTO+DE+CAFEINA+NA+GRAVIDEZ.html

Sem comentários: