terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sintomas de depressão na gravidez podem causar parto prematuro


«Cientistas descobriram a relação entre depressão e parto.
Apoio do companheiro, família e amigos é o remédio indicado.

Nicholas Bakalar Do 'New York Times'

Após controlar partos prematuros e abortos anteriores, posição sócio-econômica, grau de instrução e outras variáveis, os pesquisadores descobriram que mulheres grávidas com sintomas de depressão têm riscos maiores de parto prematuro. O estudo foi publicado na revista científica Human Reproduction.

Para chegar ao resultado, os cientistas elaboraram um questionário de 20 perguntas sobre depressão para entrevistar 791 mulheres no início da gravidez. Os resultados do questionário variavam de 0 a 60. Os valores mais altos indicavam sintomas de depressão mais fortes e freqüentes.

Em relação àquelas mulheres com pontuações inferiores a 16, as grávidas com resultados entre 16 e 21 tinham 60% mais risco de realizar parto prematuro. Mulheres que totalizaram acima de 22 apresentavam mais do que o dobro do risco. “A depressão durante a gravidez é, freqüentemente, ignorada e subdiagnosticada”, diz De-Kun Li, autor principal do estudo e epidemiologista da divisão de pesquisa da Kaiser Permanente na Califórnia (Estados Unidos). “Espero que nosso estudo levante uma bandeira vermelha”.

Li afirma que a segurança do uso de antidepressivos durante a gravidez era desconhecida. Assim, o tratamento não deve envolver nenhuma droga. “O apoio de companheiros, amigos e da família pode ajudar”, conta. “Se realmente precisarmos usar medicamentos, temos que medir os riscos e benefícios junto ao paciente”.»

Fonte:G1
Link:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL852265-5603,00-SINTOMAS+DE+DEPRESSAO+NA+GRAVIDEZ+PODEM+CAUSAR+PARTO+PREMATURO.html

Sem comentários: