quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Estudo nos Estados Unidos liga deficiência de vitamina D a cesarianas


«Fraqueza muscular e pressão alta ligadas à falta do nutriente seriam causa.

Médico autor da pesquisa recomenda consumo de suplemento vitamínico.

Nicholas Bakalar Do 'New York Times'

A deficiência de vitamina D pode aumentar a probabilidade de se ter uma cesariana, mostra um novo estudo.

Na virada do século XX, de acordo com informações de apoio no relato, ossos deformados na pélvis muitas vezes levavam a uma cesariana, um problema que virtualmente desapareceu com a fortificação do leite e outros alimentos com vitamina D. Porém, este estudo, divulgado online em 23 de dezembro na revista científica "Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism", sugere que a deficiência de vitamina D na gravidez ainda é um problema.

Os pesquisadores estudaram 253 partos num hospital de Boston, entre 2005 e 2007. Após controlar outras variáveis, os cientistas descobriram que mulheres com níveis baixos de vitamina D no sangue tinham quase quatro vezes mais chances de ter uma cesariana de emergência do que aquelas com níveis normais. A deficiência de vitamina D foi associada a fraqueza muscular e alta pressão sanguínea, o que pode ajudar a explicar a descoberta.

Michael Holick, professor de medicina da Universidade de Boston e autor do estudo, ofereceu conselhos a mulheres grávidas. “Tome um suplemento de mil unidades de vitamina D, disponível em qualquer farmácia, junto com qualquer vitamina pré-natal que esteja tomando, de forma que você obterá 1.400 unidades por dia”, disse ele. “Não existe lado negativo em se fazer isso.”»


Fonte:G1

Link:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL943409-5603,00-ESTUDO+NOS+ESTADOS+UNIDOS+LIGA+DEFICIENCIA+DE+VITAMINA+D+A+CESARIANAS.html


Sem comentários: