segunda-feira, 2 de março de 2009

Casa deve ser adaptada desde a gestação


«Acessos às escadas, assim como à cozinha, devem ser bloqueados, com uso de portões e travas

A pediatra Renata Waksman, presidente do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda que os pais comecem a planejar adaptações na casa desde a gestação. "As janelas e varandas devem ser protegidas por telas ou grades", alerta. Os acessos às escadas, assim como à cozinha, também devem ser bloqueados, com o uso de portões e travas. "Nos momentos de preparo das refeições, as crianças nunca devem estar na cozinha, porque o adulto fica distraído."

Os brinquedos são essenciais para o desenvolvimento infantil. Mas devem ser selecionados com atenção. A pediatra orienta: confira sempre se é adequado para a faixa etária e se possui selo de certificação. Até os 3 anos, há o risco de a criança se sufocar com brinquedos muito grandes, ou de engolir pequenas peças que se soltam. Atenção também quando dois irmãos brincam juntos: o maior pode estar com peças inadequadas para o menor. "Em todos os casos, é necessário que um adulto supervisione a brincadeira. Pelo menos até a adolescência", afirma Renata.

A médica também orienta que produtos químicos, medicamentos, cosméticos, secadores e barbeadores sejam mantidos longe do acesso físico e visual dos pequenos. Podem ficar, por exemplo, em um armário alto e trancado. Além de impedir os acessos, recomenda que os pais instruam os filhos sobre os riscos desde cedo. "Fale com linguagem simples, explicando à criança como ela pode se machucar com algumas práticas. Evite usar a palavra ‘não’, porque incita a curiosidade deles", orienta. "Mas só isso não basta. É preciso proteger e supervisionar pessoalmente o que a criança está fazendo." »

Fonte:Bemparana
Link:http://www.bemparana.com.br/index.php?n=97387&t=casa-deve-ser-adaptada-desde-a-gestacao

Sem comentários: