sexta-feira, 6 de março de 2009

Maternidade foge ao fecho com mais nascimentos


«Hospital com o segundo melhor resultado da década graças ao novo bloco de partos

JOÃO PAULO COSTA
1805 crianças nasceram no hospital de Aveiro em 2008, o segundo melhor resultado desta década, durante a qual a maternidade, em alguns anos, esteve pouco acima do número mínimo recomendado (1500) para estar aberta.

O número de nascimentos na maternidade do Hospital de Aveiro no ano passado foi o mais elevado desde 2001. Em 2008, nasceram 1805 crianças, mais 166 do que em 2007, um aumento de cerca de 10%, que os responsáveis justificam com as melhores instalações do serviço, nomeadamente do bloco de partos, inaugurado em meados de 2007.

"O aumento de senhoras que procuram a maternidade de Aveiro está directamente relacionado com a melhoria das condições logísticas, especialmente do bloco de partos", explica, ao Jornal de Notícias, o director do serviço de Obstetrícia, Sérgio Esperança.

O novo bloco de partos foi inaugurado em Abril de 2007. Até aí havia duas salas (uma com quatro camas e outra com duas) que impediam à grávida a possibilidade de ter qualquer acompanhante na altura do parto. "O novo bloco tem cinco salas individuais, que garantem a privacidade da grávida e seu acompanhante, uma alteração que pode fazer a diferença, pois muitos eram os casais que optavam por outro hospital ou clínicas privadas, para que os pais pudessem assistir ao nascimento dos filhos", justifica o director de serviço.

A maternidade de Aveiro nunca esteve para encerrar, mas em meados desta década andou perto do número mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde: 1500 partos por ano. Em 2005, registaram-se 1595 e em 2006 o valor baixou para 1584 (ver gráfico). "Acredito que não corremos esse risco e que vamos estabilizar nos 1750 partos por ano", perspectiva o director de serviço.

O médico acredita que a melhor "publicidade" do serviço é a feita pelas mulheres que passaram pela maternidade, "mas não há nada como ver para crer", daí a organização de visitas prévias às instalações. "Com o apoio dos centros e extensões de saúde, seis semanas antes do parto, as senhores visitam o novo bloco, sempre que possível com acompanhantes". Em 2008, 309 grávidas fizeram visitas pré-natais ao bloco de partos.

Sérgio Esperança, um dos 16 obstetras, diz que a entrada de mais um médico e um enfermeiro melhoraria o serviço, "que precisa igualmente de mais apoio pediátrico no bloco de partos, algo difícil atendendo à escassez de pediatras para os vários serviços", reconhece. »

Fonte:Jornal de Noticias
Link:http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Aveiro&Option=Interior&content_id=1157033

Sem comentários: