quarta-feira, 8 de abril de 2009

Meningite: Nova vacina lançada, a nível europeu


«Porto, 02 Abr (Lusa) - O Centro de Congressos da Alfândega, Porto, vai receber sexta-feira, o lançamento europeu de uma nova vacina contra a Doença Pneumocócica Invasiva (DPI), que estará disponível em Portugal a partir de 09 de Abril, foi hoje anunciado.

Porto, 02 Abr (Lusa) - O Centro de Congressos da Alfândega, Porto, vai receber sexta-feira, o lançamento europeu de uma nova vacina contra a Doença Pneumocócica Invasiva (DPI), que estará disponível em Portugal a partir de 09 de Abril, foi hoje anunciado.

A Synflorix, a nova vacina pneumocócica pediátrica, da GlaxoSmithKline (GSK), que obteve quarta-feira a autorização da Agência Europeia do Medicamento (EMEA), irá actuar contra doenças potencialmente fatais como a meningite e a pneumonia bacteriémica, bem como contra infecções do ouvido médio.

De acordo com a GSK, na Europa, em crianças pequenas, cerca de um em cada três casos de doença pneumocócica, não era prevenido uma vez que estas doenças são causadas por serotipos bacterianos não abrangidos pela vacina pneumocócica conjugada actualmente disponível no mercado (Prevenar).

A Synflorix, que será comercializada a um preço idêntico à Prevenar (cerca de 70 euros cada doze), está indicada para a imunização activa contra a doença invasiva e a otite média aguda (OMA) causadas por Streptococcus Pneumoniae em bebés e crianças com idades compreendidas entre as seis semanas e os dois anos de idade.

A nova vacina, que protege contra 10 serotipos da DPI, irá proporcionar uma cobertura contra três das principais estirpes pneumocócicas (serotipos 1, 5 e 7F) além dos sete serotipos (4, 6B, 9V, 14, 18C, 19F, 23F) que tem em comum com a vacina existente (Prevenar).

"Os serotipos 1, 5 e 7F têm um peso sócio-económico significativo e são responsáveis por 5-25 por cento de todos os casos de Doença Pneumocócica Invasiva (DPI), estando directamente associados a surtos e a doença graves em crianças pequenas", salienta a fonte da empresa.

Em comunicado, a GSK acrescenta que "os 10 serotipos incluídos na nova vacina são responsáveis por até 90 por cento de todos os casos de DPI em crianças com idade inferior a cinco anos, em algumas regiões da Europa".

Em declarações à Lusa, a pediatra Carla Novais admitiu que a Synflorix representa uma "mais valia" e é "mais eficaz" do que a Prevenar, que tem uma taxa de cobertura de 65 por cento em relação aos serotipos actuantes em Portugal.

"A nova vacina apresenta 76 por cento de cobertura. Penso que é uma evolução muito significativa", frisou a pediatra.

Carla Novais defende, por isso, que estão criadas as condições para que a ministra da Saúde, em conjunto com a Comissão Técnica de Vacinação, decida inclui-la no Plano Nacional de Vacinação, dando assim "igualdade de oportunidades a todas as famílias".

"O bom senso leva a que todos os pediatras recomendem esta vacina, mas infelizmente nem todas as famílias têm condições económicas para a adquirir", disse Carla Novais, referindo que no total (três doses no primeiro ano e mais uma no segundo), o custo da Prevenar ronda os 280 euros.

Apesar de desconhecer o preço de comercialização da Synflorix, a pediatra acredita que "seja concorrente à Prevenar".

Na apresentação da Synflorix, no Porto, participam entre outros, o presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Luís Januário, o microbiologista Melo Cristina da Faculdade de Medicina de Lisboa, e a pediatra Fernanda Rodrigues, do Grupo de Estudos da DPI vigilância de pneumococos.

A sessão repete-se sábado na Torre do Tombo, em Lisboa.

PM.

Lusa/fim»

Fonte:Expresso
Link: http://aeiou.expresso.pt/meningite-nova-vacina-lancada-a-nivel-europeu-sexta-feira-no-porto=f506726

Sem comentários: